Ainda não adicionou produtos ao seu cesto de compras

Informações & Serviços

Colocamos à sua disposição as últimas novidades e informações

Crédito 18x sem juros

A Kettner, em conjunto com uma instituição de crédito, conseguiu para si uma forma fácil, rápida e vantajosa de adquirir os melhores produtos em prestações sem juros.
Saiba mais

Tamanhos pronto-a-vestir

Se não conhece a sua medida, colocamos à sua disposição uma tabela de referência.
Consulte a tabela

Condições comerciais

Encontre a resposta às suas questões sobre encomendas, expedição e formas de pagamento.
Consulte as informações

Fases da Lua

Fique a par das fases da lua para as próximas semanas.
Saiba mais

Licença de uso e porte de arma

Informações sobre licenças de uso e porte de arma e quais as entidades responsáveis pelas mesmas.
saiba mais

Novidades Kettner

fique a par das últimas novidades da Loja Kettner

Moderadores de Som

Com a entrada em vigor, dia 22 de Setembro de 2019,com o novo regime da lei das armas e explosivos, passará a ser permitido o uso de moderadores de som em armas de caça até uma redução máxima de 50 dB.
Servirá a seguinte informação para melhor esclarecer os benefícios do uso de moderadores de som pelos caçadores e atiradores.











Com um moderador na sua carabina, você obtém várias vantagens.

O mais óbvio é, obviamente, que o ruído é reduzido.

Outras vantagens são que o recuo e o flash da ponta do cano são bastante minimizado, o que proporciona um disparo mais confortável com uma elevação reduzida do cano e uma visão noturna preservada ao disparar em condições de pouca luz - perfeitas para caçar javalis à noite, por exemplo.

Outra vantagem do moderador é que a carabina ganha peso no cano, o que cria uma melhor estabilidade ao atirar em alvos fixos e, que a maioria dos atiradores experimenta, um “balanço” mais controlado ao atirar em alvos em movimento.



Várias vantagens de um moderador


Redução de ruído

Um moderador reduz a pressão do gás, expandindo o gás em pó queimado para uma ou mais câmaras no interior. A munição atua como uma válvula em movimento que libera sequencialmente a pressão à medida que a bala passa pelas câmaras. Quando a munição sai do moderador, o gás seguinte flui para fora do moderador a uma velocidade reduzida e por mais tempo, o que resulta em uma pressão sonora reduzida. Um bom exemplo da diferença entre disparar com e sem moderador é a diferença de ruído ao abrir uma garrafa de champanhe, “atirando” a rolha ou segurando-a e liberando lentamente a pressão.



Estrondo supersônico


Um moderador só pode reduzir o ruído criado pela queima de gases em pó. Quando a velocidade da bala é superior a aprox. 340 m / s (1125fps), ele passa a velocidade do som no ar e um estrondo supersônico é criado da mesma maneira que quando um avião passa pela “barreira do som”. O barulho do estrondo supersônico é de aprox. 140dB medido em um ângulo de 90 graus e a uma distância de 1 metro da trajetória da bala.

Nenhum silenciador pode reduzir / eliminar o estrondo supersônico!

Com a munição subsônica, a impressão do moderador é que ele é extremamente eficiente, devido ao fato de não haver um estrondo supersônico criado.



Clarão na ponta do cano

Dependendo do calibre e do comprimento do cano, a combustão é feita total ou parcialmente dentro do orifício do cano. Um grande flash na ponta do cano indica que há pó queimando fora do cano. Com um moderador, o pó será queimado e / ou extinto dentro do silenciador, o que reduz ou elimina fortemente o clarão na ponta do cano.



Recuo

O recuo é reduzido pelo fato de que os gases de avanço estão sendo paralisados dentro do moderador. Se não fosse fixado através da rosca no cano, ele simplesmente voaria para frente e essa é a força que cria a redução do recuo. Também existem forças direcionadas opostas que limitam o quanto o recuo pode ser reduzido, como o peso da aceleração da bala para a frente, criando o "coice" na direção oposta. Uma regra prática é que o recuo é reduzido em 25 a 40% ao disparar com um moderador.



Precisão

Um moderador simétrico e bem fabricado, instalado corretamente num cano normal, cria um melhor agrupamento, mas o ponto de impacto é ligeiramente reduzido. O peso do silenciador reduz as vibrações do cano, o que aumenta a precisão. O fato de que o ponto de impacto normalmente é reduzido depende principalmente do fato de que o aumento do cano é reduzido e que o recuo é absorvido pelo ombro. Como o furo normalmente não está alinhado com o ombro, é criado um torque que deseja levantar o cano, mas o peso (silenciador) está neutralizando essa força e torna o ponto do cano mais baixo, ou seja, um impacto menor do que sem moderador.



Velocidade da bala


A pressão no moderador é alta e empurra a bala para frente através do moderador. A única resistência que a munição encontra dentro do moderador é o ar ou os gases. O gás que empurra, portanto, acelera a bala a uma velocidade mais alta do que sem um moderador. Um aumento de 5-10m / s não é incomum.



Tipos de moderadores


Existem 2 principais tipos de moderadores:

- Ponta do cano (onde todo o moderador, excepto a rosca, está a aumentar o comprimento do cano.

- “Over barrel / Reflex” - desliza sobre o cano e tem uma parte da câmara de expansão atrás da abertura do cano.

Em geral, um silenciador montado na ponta do cano é mais eficiente em relação ao seu tamanho total em comparação com uma versão “over barrel“, mas torna normalmente a arma mais desequilibrada e comprida.

A vantagem da versão over-barrel é que ela menos intrusiva na carabina, pois normalmente adiciona um comprimento menor ao cano do que a versão montada na ponta do cano.

Outras notícias

 

Os mais vendidos

O que os nossos clientes preferem